Sobre nós

De onde surgiu o projeto? Quem é o responsável? Qual o nosso objetivo?

Nascimento

Criado aos finais de 2020, o projeto Galho Forte nasceu como um movimento social participativo cujo objetivo era contribuir para a arborização da cidade de Manaus. Com o tempo e rápido crescimento, tornou-se insustentável sem a necessidade de maior organização e levou à criação do Instituto Amom, que posteriormente passou a englobar também outros projetos.

Objetivos

Embora esteja no meio da floresta amazônica, Manaus é uma das dez cidades menos arborizadas do Brasil. Em parte por causa do crescimento desenfreado, em parte por causa da negligência histórica, esse fato faz com que a cidade sofra com a incidência das chamadas "ilhas de calor", fazendo com que grandes partes da cidade tenham uma temperatura entre 5 e 10 graus Celsius acima do que seria o normal. O principal objetivo do projeto é plantar árvores em locais estratégicos da cidade para contribuir no combate desse problema. Além disso, atuamos também em prol da educação ambiental para que os benefícios das nossas ações reflitam no longo prazo, nas próximas décadas ou séculos.

Metodologia e transparência

Cada ação de plantio e educação ambiental é sempre planejada com antecedência e passa por um acompanhamento da nossa comissão de voluntários especialistas. Antes do plantio, planejamos o espaçamento entre as covas, a quantidade de material necessário, o preparo do solo e as medidas sanitárias para prevenção à covid-19 e afins. Após o plantio, coletamos as coordenadas geográficas do plantio de cada árvore ou de um ponto de referência para o local do plantio. Essas e outras informações são disponibilizadas na aba "transparência" no site do projeto.